Executar um projeto do porte do Village Arte Decor pode ser visto como um desafio intransponível para muitos profissionais da área. Afinal, dar o "pontapé inicial" no processo de revitalização de um bairro tradicional como o Monte Alegre é trabalho de gente grande. Mas a grandiosidade da mostra multissetorial, que traz 21 ambientes assinados, não intimidou os arquitetos Marcelo Guidotti, Camila Carvalho e André Tabith Costas e a designer de interiores Maria Fernanda Guidotti, que compõem a Urbem Arquitetura.
Para concretizar o projeto do Village Arte Decor, o escritório ficou responsável pelo levantamento - em seus mínimos detalhes - de todos os edifícios que englobam a intervenção do evento. Além disso, também fez uma pesquisa aprofundada sobre a história e os costumes do bairro, para compreender seus valores culturais, de memória e fatos históricos.
Para que o Monte Alegre não perdesse sua identidade, a Urbem promoveu um levantamento fotográfico e colheu relatos de moradores para compreensão da organização espacial dos edifícios e da configuração das fachadas originais. As outras atribuições dos coordenadores foram a organização dos ambientes dos edifícios; organização e setorização dos acessos e das conexões entre os edifícios, rampas, taludes; o preparo de material de base para início de projeto executivo das obras de infraestrutura básica para o evento, tais como desenho das fachadas, portas e janelas, coberturas.
Além disso, o escritório foi responsável pelas orientações e aprovação dos projetos dos profissionais responsáveis pelos ambientes, a coordenação de projetos para aprovações nos órgãos responsáveis, e execução de material gráfico para o evento. "Nosso maior desafio foi fazer com que vários profissionais conseguissem usar o máximo de criatividade, bom gosto e vivência de maneira que todos eles trabalhassem de forma harmônica, como uma parceria mesmo", destaca Marcelo Guidotti. "Não enxergamos o Monte Alegre como algo parcelado, cada casa um ambiente. Enxergamos o projeto como um todo", completa Camila.
Para os profissionais da Urbem, o Village Arte Decor é um evento inovador, pois tem como intenção básica o resgate de uma área com um grande valor de memória. "Com isso todos ganham: os profissionais podem explorar todo seu potencial, a área é revitalizada, e o bairro, uma vez sem vida, terá a possibilidade de abrigar comércios e serviços", detaca Marcelo.
Ele enfatiza que o Monte Alegre hoje passa por um momento muito interessante, pois foi o único bairro da cidade que teve uma implosão demográfica no século passado, o que proporcionou que todo o conjunto se mantivesse tão íntegro, ou seja, seu abandono fez com que seu conjunto ficasse bastante preservado. "Este talvez seja o grande encanto do Monte Alegre, não somente sua capela, a residência antiga do marquês ou sua antiga área fabril, mas seu conjunto como um todo", observa. "Uma mostra de decoração tem um viés de requinte e dos materiais modernos e contemporâneos que estão sendo usados, as últimas tendências, de forma muito sofisticada. O Monte Alegre tem em sua essência uma certa simplicidade. Um dos nossos desafios foi manter essa simplicidade que o bairro possui", detaca.
Para ele, a realização da mostra é importante também para a cidade. "Este é o início da recuperação do bairro, de uma maneira harmoniosa tanto para seus moradores quanto para as pessoas da cidade. Piracicaba deixou um pouco o Monte Alegre de lado, e esse evento chegou para ressucitá-lo", conclui.